Ciganos

Acompanhe, através desta página artigos escritos por mim, Norma Estrella e cursos disponíveis sobre ciganos. Para saber mais, acesse http://www.normaestrella.com ou escreva para normaestrella@infolink.com.br

sábado, abril 15, 2006

A BANDEIRA CIGANA
A Bandeira foi instituída como símbolo internacional de todos os ciganos do mundo no ano de 1971, pela International Gypsy Committee Organized, no First World Romani Congress( primeiro congresso mundial cigano), realizado em Londres.
A roda vermelha no centro simboliza a vida, o caminho a percorrer e o já percorrido, a tradição e a evolução do conhecimento. A sobreposição ao azul e ao verde representa a força do fogo, da transformação e o movimento.
O azul representa os valores espirituais, o céu, as cabeças, a paz e a ligação do consciente com os mundos superiores. Significa a libertação e a liberdade.
O verde representa a mãe natureza, a terra, as matas nas quais o povo cigano abriu caminhos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra.
“Hoje já se tem no Brasil a exemplo da Europa e do mundo o Instituto de Defesa dos Direitos da Etnia Cigana entre outros, que pretende agregar os Irmãos ciganos e não ciganos na compreensão de se fazer valer os direitos e garantias do Povo Cigano, desejando combater pacifica e legalmente a discriminação, preconceitos e assim por diante. Bem como promover uma melhor comunicação e conhecimento a respeito, reivindicando benefícios e direitos em geral”.