Ciganos

Acompanhe, através desta página artigos escritos por mim, Norma Estrella e cursos disponíveis sobre ciganos. Para saber mais, acesse http://www.normaestrella.com ou escreva para normaestrella@infolink.com.br

sábado, março 18, 2006

OS ELEMENTOS

A prática de qualquer arte “mágica”, implica no conhecimento, aproximação e intercâmbio com a natureza e os elementos que a compõem. Os elementos naturais formam, em sua plenitude, os reinos mineral, vegetal e animal, a que estão submetidas todas as formas vivas no universo. Esses elementos (ar, água, terra e fogo), originam-se a partir de um quinto elemento, que é a essência imaterial que constitui o mundo manifestado. A Quintessência ou Éter Universal, que dá a vida e pode alcançar todas as formas é o princípio e ao mesmo tempo, o fim em si mesmo.
Os elementos da natureza estão presentes em tudo, por isso é preciso conhecê-los, para saber de que forma você utilizará suas propriedades na prática do baralho cigano. Graças aos elementos, a natureza se expressa através de infinitas formas em todos os reinos. Eles são a base de tudo quanto existe, e não são apenas um símbolo, mas uma energia. No Oriente usam o éter (Quintessência) como o quinto elemento. Simbolizam os quatro estados físicos da matéria; o quinto é o mais sutil, etérico. Tudo o que é percebido pelos nossos sentidos físicos é composto por esses elementos. Muitas culturas colocaram esses elementos em sua religião, filosofia etc. Os elementos são sempre originários de uma fonte inicial, de uma energia primária. Essa fonte se subdivide em outras fontes.
Na filosofia grega, os elementos eram apresentados como faculdades do homem: a moral correspondia ao elemento fogo; a estética e a alma correspondiam à água; o intelecto, ao ar; e os atributos físicos, à terra.
“Tudo o que vemos com os olhos é formado por um ou mais dos cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter) e todos esses elementos são inimigos entre si. Com a ajuda da alma todos eles estão contidos e são ativos no corpo humano em maior ou menor grau em cada corpo conforme o carma de cada um. Quando a alma deixa o corpo, os elementos se dissociam e voltam para suas fontes.” – Charan Sing
Os seres que habitam cada elemento são chamados elementais. Eles estão situados entre os anjos e os homens. Apresentam corpo energético, mente e espírito.


ELEMENTO TERRA:
Passivo e feminino, possui uma forma bastante firme e duradoura. Dá forma à matéria e recebe as descargas energéticas da natureza, depurando-as para que retornem transformadas. A utilização mágica desse elemento é possível através dos minerais, metais e vegetais. As pedras, preciosas ou não, e os metais têm a capacidade de filtrar e amplificar energias do ambiente ou do plano mental, solidificando formas através do exercício da vontade. O contato freqüente com as plantas aumenta o poder intuitivo, revitaliza o corpo e renova as energias com mais firmeza e constância.
Os elementais da Terra são os gnomos e duendes. Costumam assumir formas semelhantes à humana quando desejam se mostrar visíveis. São guiados pelo Senhor Gob, trabalham o Chakra Básico e estão ligados ao ponto cardeal sul.



ELEMENTO AR:
Masculino e ativo, é o elemento responsável pelo trabalho intelectual e artístico no homem, pois age em conformidade com o plano mental.
Os elementais do ar são os silfos, elfos e fadas. Eles moldam os ventos e as nuvens e mostram-se com asas, o que permite que se movimentem com rapidez, como um vento brando e agradável. São guiados pelo Senhor Perauda ou Peralta, ligam-se ao ponto cardeal leste e trabalham o Chakra Cardíaco. Através da fumaça, pode-se invocá-los e utilizar sua força mágica, daí a importância dos incensos e defumadores.


ELEMENTO FOGO:
Também masculino e ativo, representa o início e o fim da existência do homem. De todos os elementos, é o mais perigoso e também o mais poderoso, quando visto por sua ação criadora e destruidora, assim como por seu poder transmutador. Por limpar e transmutar as energias negativas, é usado em qualquer ritual de magia em forma de vela, carvão queimando, pira ou fogueiras. Suas chamas são ideais para concentração, viagens astrais, meditações e o desenvolvimento da intuição.
Os elementais do fogo são as salamandras, que desenvolvem sus tarefas dando direção e ação às energias solares. Possuem a capacidade de transformar qualquer matéria com a qual entrem em contato. Apresentam-se sob a forma incandescente e luminosa, em formatos circulares, como bolas ou línguas chamejantes e brilhantes, segundo Paracelso. Podem ser vistas ainda como uma espécie de lagarto, vivas na natureza. São regidas pelo Senhor Djin, que costuma mostrar-se com o corpo em forma de chama e as mãos vermelhas, ligam-se ao ponto cardeal norte e trabalham o Chakra Umbilical.


ELEMENTO ÁGUA:
Feminino e passivo, esse elemento mexe com as emoções, com as águas internas do organismo; está ligado ao plano emocional e aos relacionamentos.
Os elementais da água são as ondinas, também chamadas ninfas e sereias. São encontradas nos rios, córregos, fontes, mares e até mesmo numa pequenina gota de chuva ou orvalho. Apresentam-se com graça e beleza, de forma sempre feminina e realizam no homem o trabalho de purificação. Nas quedas d’água mostram um movimento frenético e alegre, conferindo grande beleza. Na água do mar encontramos ondinas fortes que trabalham intensamente no vai e vem das ondas. São capazes de devolver o equilíbrio emocional e purificar os sentimentos do indivíduo. As ondinas podem ser invocadas através da água ou do vinho; estão ligadas ao ponto cardeal oeste e trabalham o Chakra Sexual.
O príncipe Necash é o senhor das águas e aparece como uma cobra gigante de rosto humano e cabelos azuis e verdes.




“O que quer que você possa fazer ou sonha que possa, faça-o! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece-o agora!” - Göethe

Norma Estrella

2 Comments:

Blogger nadir said...

sempre tive um encactamento pelos ciganos e meu maior sonho e ter uma roupa cigana mas infelismente nao tenho condiçoes de compra si tive alguem que possa me doar agradesso e vo realisa meu sonho um abraço nadir

7:46 AM  
Blogger nadir said...

que realizem meu sonho e que sejam tds abençoados

7:47 AM  

Postar um comentário

<< Home