Ciganos

Acompanhe, através desta página artigos escritos por mim, Norma Estrella e cursos disponíveis sobre ciganos. Para saber mais, acesse http://www.normaestrella.com ou escreva para normaestrella@infolink.com.br

domingo, abril 29, 2007

SANTA SARA KALI:
Não se conhece a razão exata que levou o povo cigano a eleger Santa Sara como a sua padroeira, mas sabe-se que é a santa mais venerada para eles, a quem dirigem suas súplicas e apelos, além de oferecerem festas e rituais de agradecimento pelas graças recebidas.
Considerada pela Igreja Católica como uma santa de culto local, pois nunca passou pelos processos regulares de canonização, Santa Sara está ligada à história das tradições cristãs da Idade Média e ao culto às virgens negras, santidades femininas de pele negra veneradas pelos fiéis católicos em igrejas, que posteriormente se transformaram em locais de peregrinação (Notre Dame de Montserrat; de la Negrette; de Liesse; de Marseille; e outras) principalmente na Espanha e França.
Várias lendas existem sobre Santa Sara. Uma delas conta que, com as perseguições sofridas pelos seguidores de Jesus, alguns de seus discípulos foram colocados numa barca, sem provisões e sem remos, ao sabor do destino. Entre eles estavam Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João), Maria Jacobé (irmã de Maria), Lázaro, Marta, Maria Madalena, Maximino e Sara, uma negra, serva de Maria Jacobé.
A embarcação teria chegado ao sul da atual França e aportado em Petit-Rhône, situada em águas do Mediterrâneo. As mulheres teriam ficado no local da chegada, em companhia de Sara, enquanto os homens teriam seguido viagem, continuando sua evangelização. Antes da partida, ergueram um rústico oratório em homenagem à Virgem Maria.
Atualmente, séculos mais tarde, existe nesse mesmo local, na cidade de Camargue, a Igreja de Notre-Dame-de-la-Mer, Nossa senhora do Mar, que abriga as relíquias de Maria Jacobé, Maria Salomé e Sara. Esta igreja é um dos locais por onde passam os peregrinos do Caminho de Santiago de Campostela, pois faz parte de sua rota de peregrinação.
Em 1449, quando essas relíquias foram descobertas, começou uma peregrinação à Igreja de Nossa Senhora do Mar que acontece até hoje, nos dias 24 e 25 de maio. Nesses dias, os ciganos de todo mundo reúnem-se para festejar sua santa padroeira.
Outra lenda conta que Sara já habitava Camargue quando a embarcação chegou e que teria se dedicado a cuidar das mulheres.
Outra ainda diz que Sara teria sido uma sacerdotisa do deus Mitra (deus da religião védica indiana, cultuado por volta de 1400 a.C, que assegurava o equilíbrio e a ordem no cosmo) ou uma divindade feminina de origem celta ligada à Terra. Outras narram que ela foi uma rainha egípcia ou africana, o que explicaria sua pele negra.
Pelo fato de Sara possuir a pele negra, os ciganos brasileiros adoram também Nossa Senhora Aparecida.
Em março de 1990 a imagem de Santa Sara Kali foi descoberta pelo casal de artistas sacros Neyde e José Marçal. Até aquela data o brasileiro não tinha a menor idéia de quem era Santa Sara Kali, muito menos se ela era ou não a padroeira dos ciganos.

Não esqueça de acender uma vela azul para Santa Sara e fazer uma bonita oferenda com frutas, flores e sementes para o povo cigano no dia 24 de maio.

Namastê!